domenica 15 marzo 2015

ENSINAR E' UM BELO TRABALHO

PAPA FRANCISCO PARA PROFESSORES CATÓLICOS ITALIANOS
(Discurso à UCIIM - Sala Paulo VI, 14 de março de 2015)


Caros colegas e companheiros de trabalho,
deixe-me chamá-lo, desde que eu tenha sido um professor como você e eu tenho boas memórias dos dias passados ​​em sala de aula com os alunos. ...
Ensinar é um belo trabalho. Pena que os professores são mal remunerados. Porque ele não é apenas o tempo gasto por escola, então eles devem estar preparados, então tem que pensar em cada um dos alunos: Como ajudar a seguir em frente. É verdade? É verdade que é uma injustiça. Eu acho que no meu país, que é o que eu sei: pobre, ter um salário que é mais ou menos útil, deve trabalhar em dois turnos! Mas um professor como ele termina depois de dois turnos? É um mal pagos, mas bonito, porque você pode ver crescer dia após dia, as pessoas que são confiados aos nossos cuidados. É uma espécie de paternidade, pelo menos espiritualmente. Também uma grande responsabilidade!
Ensinar é um compromisso sério que só uma personalidade madura e equilibrada pode tomar. Este compromisso pode ser intimidante, mas lembre-se que um professor nunca está sozinho: sempre partilhar o seu trabalho com colegas e toda a comunidade educativa a que pertence. ........
Como Jesus nos ensinou, toda a Lei e os profetas se resumem em dois mandamentos: Amarás o Senhor teu Deus e amor ao próximo (cf. Mt 22,34-40). Podemos perguntar: quem é o vizinho parar um professor? Os outros são os alunos! É deles que passa seus dias. São eles que esperam por orientação dele, um endereço, uma resposta e, antes disso, boas perguntas!
Você não pode perder uma das tarefas ..... para esclarecer e motivar uma idéia justa da escola, às vezes ofuscada por discussões e posições reducionistas. A escola tem feito uma educação válida e qualificada, mas também das relações humanas, o que para nós são os relatos de boas-vindas, a benevolência, que serão dadas a todos da mesma forma. Na verdade, o dever de um bom professor - ainda mais para um professor cristão - é amar mais intensamente seus mais difíceis, os estudantes mais desfavorecidos mais fracos. Jesus diria: se você quer apenas aqueles que estudam, que são bem educados, que mérito há? E há alguns que estão perdendo a paciência, mas estes têm que amá-los mais! Qualquer professor está bem com esses alunos. Peço-vos, por favor, a amar mais alunos "difíceis", aqueles que não querem estudar, aqueles que estão em condições difíceis, pessoas com deficiência, estrangeiros, que são agora um grande desafio para a escola.
Se associação profissional hoje professores cristãos querem testemunhar a sua inspiração, ele é chamado a participar na escola suburbana, que não pode ser liberado com a exclusão, a ignorância, o crime.
Se hoje a Associação profissional dos educadores católicos querem testemunhar própria inspiração, ela é chamada de lutar, se esforçar para encontrar pontos de referência, é necessário não abandonar marginalização da juventude, a ignorância, a má vida. Em uma sociedade lutando para encontrar pontos de referência, é necessário que os jovens estão na escola uma referência positiva. Isso pode ser uma chegada de estar dentro, se eles são professores capazes de dar sentido à escola, estudo e cultura, sem reduzir tudo à transmissão única de conhecimento técnico, mas apontando para o objetivo de construir uma relação educativa com cada aluno, Você deve se sentir acolhido e amado por aquilo que ele é, com todas as suas limitações e suas potencialidades. Neste sentido, a tarefa é mais necessário do que nunca. E tem que ensinar não só o conteúdo de um sujeito, mas também os valores da vida e estilo de vida. As três coisas que você deve saber. Para obter o conteúdo é suficiente um computador, mas para entender como amar, para entender quais são os valores e hábitos que são o que criam harmonia na sociedade são um bom professor é necessário.
A comunidade cristã tem muitos exemplos de grandes professores que se dedicam a suprir as deficiências da educação ou de criação de escolas. Nós, entre outros, San Juan Bosco, que este ano celebra o bicentenário. E ele aconselhou aos seus sacerdotes educar com amor. A primeira atitude de um educador é o amor. É nestas figuras posso ver você também, professores cristãos, para animar a partir de dentro de uma escola, independentemente do seu estado ou de gestão não-estatal exige que os educadores e testemunho credível de uma humanidade madura e completa. Testemunho. E isso não é comprado, e não vendido: ele é oferecido.
Como a Associação são, por natureza, aberta ao futuro, porque há sempre novas gerações de jovens transmitir a riqueza de conhecimentos e valores. A nível profissional é importante para atualizar seu próprio ensino, especialmente à luz de novos conhecimentos tecnológicos, mas o ensino não é apenas um trabalho: o ensino é uma relação em que cada professor deve sentir-se totalmente envolvido como uma pessoa, a fazer sentido a tarefa de educar seus alunos. A sua presença aqui, hoje, é a prova de que você tem a motivação que as necessidades da escola.
Encorajo-vos a renovar a sua paixão pelo homem - você não pode ensinar sem paixão! - No processo de formação, e ser testemunhas da vida e da esperança. Nunca, nunca fecha uma porta deixada aberta todos, porque os alunos têm esperança.
Também peço que, por favor, orem por mim, e eu convido todos a rezar para a Virgem, pedindo a bênção.

trad. Hector Rigaldo

Nessun commento:

Posta un commento